A MRS Hoje

Em seus 22 anos de existência, a MRS conseguiu reverter o delicado quadro que se apresentava na segunda metade dos anos 1990, e hoje pode ser enquadrada entre as mais produtivas e seguras ferrovias de carga do mundo.

Todos os indicadores de produtividade e eficiência registraram grandes saltos desde o início da concessão, e hoje a MRS atende a segmentos estratégicos da economia, com um portfólio muito mais diversificado e uma contribuição ampliada para o país. Nossa operação é referência em segurança, especialmente na frente de acidentes pessoais. Nossos índices de eficiência e qualidade são equiparáveis aos das melhores ferrovias dos Estados Unidos, Europa e Austrália.

Foi uma longa caminhada até aqui, sustentada pela garra dos ferroviários, investimentos constantes e muita inovação. Conheça, nesta página, alguns dos principais atributos de nossa organização e da nossa ferrovia, que embasam o processo de renovação da concessão.

O que é bom pode – e deve – durar muito.

1.643kmde malha ferroviária (5,8% da malha total no Brasil)
100%de utilização, sem trechos abandonados
4xo volume de transporte do início da concessão
30%de toda a produção ferroviária nacional passam por aqui
+300empresas atendidas, de diversos segmentos
5 portossão acessados pela MRS: cerca de 20% das exportações nacionais
16%da frota nacional
Com cerca de 800 locomotivas, incluindo as mais potentes já construídas no mundo, e quase 18.000 vagões, a MRS movimenta a indústria ferroviária nacional com aquisições de material rodante, insumos de via permanente e serviços de manutenção.
60xmais segura do que no início da concessão
Além de avanços colossais na redução de acidentes envolvendo trens, é motivo de orgulho a MRS estar entre as empresas brasileiras com menores índices de acidentes pessoais. Nosso time sustenta indicador comparável ao das melhores empresas de setores como Petróleo & Gás e Aviação.
11ºmelhor sistema de gestão de pessoas do Brasil (GPTW 2016)
+80%de favorabilidade dos colaboradores
Pioneiramundial na adoção do CBTC
Entre as diversas tecnologias que adquirimos ou desenvolvemos, destaca-se o CBTC, o mais moderno sistema de gestão de circulação de trens. Usado até então apenas em metrôs, permite a redução da distância entre as composições, com total segurança.
Primeiraferrovia do Brasil a obter licenciamento do Ibama
No início de 2019, o Ibama concedeu a renovação da licença ambiental para operação da MRS, com validade de mais oito anos. É um reflexo da solidez de nosso compromisso com a boa gestão ambiental.
#1melhor empresa de transportes do Brasil em 2018
Segundo levantamento da Revista Exame, a MRS foi a empresa de melhores resultados e governança em todo o setor de transportes. Eleita 13 vezes a melhor ferrovia de carga e Melhor Operadora Logística de 2018, pela Revista Ferroviária.