MRS RESPONDE >> Nossa Proposta

O que são e qual será o valor dos investimentos em obras de interesse público?

As chamadas obras de interesse público são projetos de investimentos para redução dos conflitos urbanos, aumento da intermodalidade para redução dos congestionamentos, da poluição e dos acidentes nas grandes cidades.

São projetos de alto impacto sócio-econômico, cuja priorização e seleção cabem ao Poder Público (governo federal, por meio do Ministério da Infraestrutura), a partir das políticas públicas estabelecidas para o setor.

Na prática, estamos falando de viadutos, projetos relacionados a mobilidade urbana, instalação de passarelas e de sinalização ativa para os cruzamentos da ferrovia com ruas e estradas, entre outros de mesma natureza.

Esses projetos terão seu financiamento a partir do processo de renovação da MRS, com grande ganho para estados e municípios.

No caso da MRS, o total de investimentos nesse grupo pode chegar a R$ 4,4 bilhões. Esse montante é uma estimativa correspondente à conversão da outorga prevista no Modelo Econômico-Financeiro do processo de renovação da MRS (R$ 2,1 bilhões), no período de 10 anos.

O portfólio de projetos será definido pelo Ministério da Infraestrutura após a fase de consulta pública.