Principais Ganhos

A renovação da concessão da MRS traz uma expectativa de ganhos de curto e longo prazos, sejam efeitos diretos dos investimentos e do aumento de capacidade e eficiência, sejam indiretos, como os que poderão ser observados nas economias regionais e com a geração de empregos. Conheça alguns dos principais grupos de benefícios esperados com a renovação.

Reequilíbrio da Matriz de Transportes do País

O plano de renovação da MRS tem forte direcionamento para o segmento conhecido como Carga Geral, que inclui produtos siderúrgicos, insumos para construção civil, produtos agrícolas e industrializados, além de todo tipo de mercadoria transportado em contêineres. Os investimentos da renovação da MRS serão, assim, fundamentais para que os trens tenham uma participação maior no share nacional de cargas (potencial de chegar a 40% do total em até 10 anos, ante atuais 15%). Isso representa custos reduzidos e mais eficiência para o setor produtivo nacional, que se tornará mais competitivo.

Integração Logística da Região Sudeste

Conjuntamente, os projetos de investimento propostos irão criar uma integração ainda maior entre os três principais centros de produção e consumo do país, produzindo benefício também sob a ótica do mercado interno, com uma distribuição mais segura, eficiente e barata de bens na Região Sudeste. Em geral, a ferrovia promove uma redução de 20% a 30% nos custos logísticos, além de reduzir em até 70% o total de emissão de gases de efeito estufa.

Eliminação de Interferências

A MRS irá investir em obras de interesse público, que servirão para aumentar ainda mais a segurança. O portfólio de projetos passou pelo aval do Ministério da Infraestrutura, órgão responsável pela definição das políticas públicas para o setor.

Impulso à Indústria Ferroviária Nacional

Os investimentos da MRS serão também fundamentais para reaquecer a indústria ferroviária nacional, produzindo efeito econômico em cascata nos três estados em que atua. Serão montantes expressivos para o próximo ciclo, por meio dos investimentos para aumento de capacidade, aquisição de novos vagões e locomotivas, por exemplo, e os de sustentabilidade dos ativos (como muitos dos investimentos relacionados à renovação da via férrea).

Adicionalmente, os projetos de interesse público receberão investimentos que serão injetados diretamente na indústria, sobretudo na ferroviária e de construção civil.

Ganhos em escala para o país

Os investimentos previstos para a renovação da MRS trazem expectativa de ganhos indiretos relevantes:

  • 150 mil empregos, diretos e indiretos, poderão ser gerados.
  • Economia prevista da ordem de R$ 29 bilhões em custos logísticos desnecessários.
  • 6 mil caminhões podem deixar de circular, por dia, nas estradas da Região Sudeste.
  • Isso tornará as estradas mais seguras, e existe uma economia potencial de R$ 1,8 bilhão com custos evitados de acidentes.

Essas projeções foram feitas com base no plano de negócios de renovação, com os impactos calculados a partir da metodologia da Empresa de Planejamento e Logística (EPL).

Modernização Regulatória

Por fim, com o processo de renovação haverá uma ampla modernização regulatória, isto é, dos mecanismos de controle e aferição de performance por parte do Poder Concedente (a União). Estão previstas iniciativas em áreas como pesquisa e desenvolvimento tecnológico e novos compromissos com a preservação da memória ferroviária, entre outros aspectos aprimorados para esta nova fase da concessão da MRS.