MRS RESPONDE >> Principais Ganhos

Quais os principais benefícios da renovação da MRS?

Reequilíbrio da Matriz de Transportes no País

O plano de renovação da MRS tem forte direcionamento para o segmento conhecido como Carga Geral. Os investimentos da renovação da MRS serão fundamentais para que os trens tenham uma participação maior no share nacional de cargas (potencial de chegar a 40% do total em até 10 anos, ante atuais 15%). Isso representa custos reduzidos e mais eficiência para o setor produtivo nacional.

Integração Logística da Região Sudeste

Os projetos de investimento propostos irão criar uma integração ainda maior entre os três principais centros de produção e consumo do país, com uma distribuição mais segura, eficiente e barata de bens na Região Sudeste. Em geral, a ferrovia promove uma redução de 20% a 30% nos custos logísticos, além de reduzir em até 70% o total de emissão de gases de efeito estufa.

Eliminação de Interferências

A outorga da MRS irá gerar, por sua vez, investimentos em obras de interesse público, que servirão para criar soluções de mobilidade urbana para cidades de médio e grande porte. São obras que irão, entre outros benefícios, trazer ainda mais segurança para as comunidades, além de garantir menor interferência dos trens de carga sobre as comunidades.

Impulso à Indústria Ferroviária Nacional

Os investimentos da MRS serão também fundamentais para reaquecer a indústria ferroviária nacional. Serão montantes expressivos para o próximo ciclo, por meio dos investimentos para aumento de capacidade, aquisição de novos vagões e locomotivas, por exemplo.

Ganhos para a sociedade

Os investimentos da renovação da MRS têm o potencial de gerar 150 mil empregos diretos e indiretos. Com a expansão do transporte de cargas, existe o potencial de o setor produtivo deixar de gastar R$ 29 bilhões em custos logísticos desnecessários, além da redução potencial de 6 mil caminhões por dia nas estradas da região Sudeste. As principais vias se tornarão mais seguras. Estima-se, com isso, uma economia de R$ 1,8 bilhão em gastos evitados com acidentes nas estradas.

Modernização Regulatória

Por fim, com o processo de renovação haverá uma ampla modernização regulatória, isto é, dos mecanismos de controle e aferição de performance por parte do Poder Concedente (a União). Estão previstas iniciativas em áreas como pesquisa e desenvolvimento tecnológico e novos compromissos com a preservação da memória ferroviária, entre outros aspectos aprimorados nessa nova fase da concessão da MRS.